4 dicas para evitar multas e infrações no trânsito

Durante feriados como o Carnaval, as multas e infrações no trânsito costumam aumentar devido ao descuido dos motoristas. Para se ter uma ideia, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, por exemplo, foram cometidas cerca de 8 infrações por minuto (dentre as dez mais populares) em 2017.

No hall de infrações mais comuns, estão o uso de celular enquanto se dirige, excesso de velocidade, falta de preferência ao pedestre, estacionamento em local proibido, “furo” do sinal vermelho e a falta do uso de cinto de segurança.

Se você tem uma empresa que trabalha com frotas, especialmente entre os colaboradores, o número excessivo de multas pode inclusive ser algo negativo para o seu caixa. Portanto, é interessante tomar atenção para que isso não se torne um problema recorrente.

Ao invés de simplesmente ignorar essas ocasiões, como gestor é interessante tomar algumas medidas preventivas para tentar minimizar esse problema. Apesar de não ser um guia definitivo, afinal de contas é do papel do motorista tomar atenção e evitar os descuidos no trânsito, essas 4 dicas abaixo podem ajudar a evitar um número excessivo de multas dentro da sua organização:

>> Sua empresa trabalha com veículos? Saiba algumas dicas para evitar multas na sua frota <<

1. Faça manutenções com regularidade na sua frota de veículos

Um dos principais motivos de irregularidades quando o assunto são multas e infrações é a falta de manutenção regular da frota de veículos. Além de ser fator ocasionador comum de acidentes, veículos sem uma manutenção preventiva são uma “presa fácil” para os agentes de trânsito.

Um exemplo, são as constantes blitz da Polícia Rodoviária em que os agentes fiscalizam a má conservação dos veículos e até mesmo a utilização de pneus carecas. Por isso, ficar atento às manutenções periódicas de sua frota de veículos é primordial para evitar gastos desnecessários.

2. Revise sempre o Código de Trânsito vigente com seus colaboradores

Assim como as demais legislações no Brasil, o Código de Trânsito Brasileiro costuma sofrer adições, subtrações e alterações regularmente. Caso a sua organização trabalhe com uma frota de veículos, é de suma importância ficar atento a essas mudanças, bem como informar seus colaboradores.

Para se atualizar com relação a isso, sempre que necessário verifique os portais de notícia e até mesmo os telejornais locais. Neles, é possível não apenas se manter informado com relação a essas alterações, como também saber como se encontra o trânsito na sua localidade.

Caso você seja mais adepto ao meio digital, como é comum, é possível também sempre verificar as alterações na legislação de forma interativa neste site.

3. Fique atento à regularização dos documentos dos veículos

Esta é uma regra que você deve ficar atento: todos os documentos dos veículos da sua frota precisam estar dentro da validade. Hoje em dia não há mais desculpas para saber sobre o seu IPVA, CNH ou licenciamento: existem softwares gratuitos que notificam os usuários sempre que os documentos estão para vencer.

Com os documentos regularizados, o risco de receber uma multa ou infração por conta disso diminui drasticamente. Assim, os gastos com eventuais casualidades também diminuem.

4. Capacite seus motoristas com cursos de Direção Defensiva

Embora seja indispensável cumprir as dicas anteriores, de nada vai adiantar ter ciência delas se seus colaboradores não prestarem atenção às normas de trânsito. Por isso, como gestor, é seu papel também investir em cursos de treinamentos para uma direção defensiva e corretiva.

Essa atitude é essencial para elucidar aos seus funcionários sobre a necessidade de adotar práticas de segurança no trânsito mais seguras. De acordo com o ICETRAN, a direção defensiva é um conjunto de medidas para prevenir e diminuir o número de acidentes no trânsito. Atualmente, o curso de Direção Defensiva é exigido no Brasil desde 2004 para obtenção e renovação da carteira de habilitação.

A Beta Educação quer assegurar que a saúde e a segurança dos seus colaboradores esteja salvaguardada, inclusive quando o assunto é trânsito.

Fontes:

Você sabe o que é direção defensiva? https://icetran.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-direcao-defensiva/

4 dicas para reduzir multas de trânsito na sua frota https://blog.movisat.com.br/4-dicas-para-reduzir-multas-de-transito-da-sua-frota/

Conheça 10 truques para não tomar multas de trânsito https://www.smartia.com.br/blog/truques-para-voce-nao-tomar-multas-de-transito/

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: