A saúde e segurança nos escritórios

O escritório pode não apresentar a mesma quantidade de riscos que encontramos em um “chão de fábrica”, porém, ele deve ser tratado da mesma forma, com medidas de segurança, programas e controle dos riscos. Nesse artigo você irá conferir algumas condições de segurança nos escritórios.

Hoje as atividades em escritórios são responsáveis por grande parte dos registros de doenças ocupacionais como a LER e DORT. Mesmo com um número menor de riscos comparado à uma fabrica, ainda sim os profissionais devem ser bem orientados a não realizar atividades inseguras e estar preparados para situações de emergência.

Condições de segurança nos escritórios

Dentre os fatores que devem ser analisados dentro do escritório estão:

  • Condições em relação à ergonomia (mobiliário adequado);

Normalmente as consequências relativas à má ergonomia nos ambientes de escritórios aparecem a longo prazo, isso porque em um primeiro momento, o posicionamento inadequado pode parecer inocente, porém esta condição pode encadear doenças ocupacionais como LER (lesão por esforço repetitivo) e DORT (Doenças Osteoarticulares relacionadas ao trabalho).

A ergonomia também trata de assuntos como a iluminação e a exposição aos ruídos, que também são responsáveis pela geração de doenças ocupacionais. A NBR 5413 e a NR-17 especifica as condições mínimas para a iluminação, por exemplo.

Confira também o post: “Luminosidade no ambiente de trabalho”

Já a NR-09 determina também a obrigatoriedade da realização do programa de prevenção de riscos ambientais:

“Esta NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.”

Segundo o blog trabalhoacidentezero, existem alguns agentes de risco que podem ser encontrados nos escritórios, tais como: vapores e gases de máquinas copiadoras, exalação de substâncias químicas usadas na cola dos tapetes e mais.

  • Cuidados com equipamentos eletrônicos e manutenção;

Deve-se ter cuidado com a sobrecarga dos sistemas elétricos, sempre verificar o aterramento das tomadas para cada equipamento, não deixar fios de eletricidade expostos, realizar a manutenção quando necessário e sobretudo evitar improvisações. É obrigatória a contratação de um profissional proficiente para realizar as manutenções e reparos dos sistemas elétricos, tentar resolver por contra própria também pode dar margem à acidentes.

  • Conscientização dos riscos e ações preventivas

Além dos cuidados que exigem o acompanhamento de profissionais para análise do ambiente, existe também a necessidade da conscientização dos riscos e das ações preventivas, por exemplo, não deixar objetos cortantes fora do lugar, não colocar objetos no meio do caminho onde as pessoas passam, colocar sinais de “piso molhado” quando o chão estiver secando e outros cuidados para prevenção de acidentes.

Benefícios da saúde e segurança nos escritórios

Um ambiente saudável e seguro proporciona ao funcionário bem-estar, produtividade e satisfação com seu trabalho. O empregador é responsável por garantir as condições de saúde e segurança do ambiente de trabalho e o empregado de ter a consciência dos comportamentos de risco, que podem levar à acidentes e doenças. Os dois cumprindo os seus papéis ajudam na prevenção de acidentes de doenças.

Veja também: “Ações de saúde e segurança que contribuem para qualidade de vida no trabalho”

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *