Grande parte dos acidentes de trabalho poderia ser evitada com algumas medidas simples, como incentivo a conscientização, investimento em treinamento, equipamentos adequados para a função, entre outras estratégias.
5 Dicas para prevenção de acidentes
- Invista em Treinamento
- Comunique os colaboradores sobre as condições de trabalho
- Ofereça Equipamentos de Segurança corretos
- Estabeleça um bom relacionamento com a CIPA
- Garanta sistemas de comunicação rápidos
Acidentes de Trabalho são dos maiores causadores de pedidos de indenização junto à Justiça do Trabalho. Ainda que o ambiente laboral ofereça meios para manter a segurança e o bem-estar dos funcionários – como a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual– os riscos de acidentes podem ocorrer quando não há preparo da equipe.
Locais que oferecem riscos fazem com que os empregados trabalhem com medo, o que interfere diretamente na produtividade e na relação entre patrão e funcionário.
A ocorrência de um acidente de trabalho assegura o direito à indenização para a vítima ou a família dela. Existem diversos parâmetros de indenização que são estabelecidos mediante as consequências do sinistro ocorrido com o trabalhador: incapacidade temporária, incapacidade permanente ou morte.
Entretanto, o problema pode ser solucionado com a aplicação de métodos que garantam a diminuição desses riscos, além da contratação de profissionais especializados em segurança do trabalho.
5 Dicas para prevenção de acidentes
Confira abaixo 5 dicas simples para implementar na sua empresa e minimizar a ocorrência de acidentes de trabalho:
Invista em Treinamento
O treinamento é a melhor maneira de fazer com que o funcionário conheça a função que será exercida. A partir daí, é possível garantir que o indivíduo estará preparado para executar o trabalho, sem oferecer riscos ou prejuízos à equipe e ao empregador.
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Comunique os colaboradores sobre as condições de trabalho
O gestor deve comunicar ao empregado sobre os riscos e condições relativas à função e ao espaço em que ele irá operar. Essa informação deve ser garantida por meio do treinamento e também com a fixação de avisos em paredes e murais, bem como com a divulgação de informes e sinalizações específicas nos equipamentos em todo o ambiente.
Ofereça Equipamentos de Segurança corretos
Uma das obrigações dos empregadores é oferecer os Equipamentos de Proteção Individual aos funcionários que exercem atividades de risco. Além de fornecer, o responsável deve fazer vistorias frequentes para certificar que os equipamentos estão sendo utilizados de forma correta, evitando acidentes de trabalho.
Além de verificar o seu uso, a empresa é responsável por fornecer EPI’s adequados às suas medidas e demonstrar com treinamentos ou palestras, a forma correta do uso do EPI.
Estabeleça um bom relacionamento com a CIPA
A instalação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) também faz parte de Norma Regulamentadora (NR-5) para a garantia de melhores condições de saúde e trabalho a todos os funcionários. Ela é formada por um grupo de trabalhadores da instituição, com o objetivo de traçar um mapa dos riscos e implementar ações de prevenção de acidentes.
Para que o empregador se previna contra indenizações, é fundamental que ele tenha um bom relacionamento com a CIPA e siga as orientações sobre a utilização dos EPIs e divulgação de conteúdo para a equipe. Outro ponto importante é que haja um debate conjunto das ações que serão executadas no caso de algum incidente.
Garanta sistemas de comunicação rápidos
Utilizar sistemas de comunicação rápida é uma importante ferramenta para acontecimentos inesperados. Com eles, é possível fazer contato com toda a equipe para, por exemplo, desocupar rapidamente uma área em risco ou remover trabalhadores feridos.
Prevenir acidentes de trabalho, além de afastar as indenizações, é manter a qualidade do serviço prestado e reforçar a produtividade. Um quadro de funcionários seguro e saudável assegura uma imagem positiva da empresa junto ao mercado de trabalho.
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